terça-feira, 21 de junho de 2011

Ilha do Cedro, Paraty - Destino Imperdível

Clique nas imagens para ampliar

Ilha do Cedro - Destino Imperdível

Na minha época de surfista, nem tão remota assim... Quando descobríamos um lugar com boas ondas, este logo virava um "secret point". Divulgar a nova descoberta, só mesmo para os mais chegados, e olhe lá, o cara tinha que ser muito brother. Na vela de cruzeiro, tenho alguns amigos com vontade de guardar os "secret points", só para a turma dos velejadores cruzeiristas. Fiquei meio dividido, mas, mesmo sob pena de ser excomungado, resolvi postar este material sobre a Ilha do Cedro, mais um destino imperdível para quem navega na Baía de Paraty e "secret point" de velejadores cruzeiristas.

Eu já tinha lido e ouvido falar sobre a Ilha do Cedro, no grupo da ABVC e nas varandas da vida... Mas, foram as dicas do comandante Ademir "Gigante" de Miranda, do Veleiro Entre Pólos que, acabaram nos conduzindo até o Cedro. A ilha do Cedro fica a 18 milhas do Porto Marina Bracuhy e a 12 milhas de Paraty, ou seja, bem no meio do caminho.

A charmosa ilha, possui duas praias e, ambas com boas ancoragens. A Praia do Sul, voltada para o continente, foi nosso local de fundeio nas coordenadas 23°04,104' S 044°38,374' W aqui é onde ficam os bares da Dita e do Nelson, este último bem em frente a "Pedra da Canduga" visível na baixar-mar, a praia tem também uma bica de água para aquele banho... A Praia do Norte, esta localizada numa pequena e cinematografica enseada, ancoragem muita bonita, protegida por uma pequena ilha sem nome onde funcionava um SPA, (me contou o Gigante), hoje o prédio esta praticamente em ruínas. A vista para o continente a exemplo da Praia do Sul, aqui também é linda, com a Praia de São Gonçalo na frente das montanhas da Serra do Mar. Excelente para pernoite de embarcações, possui águas claras, duas casas bem simples e é cercada pela Mata Atlântica.

Cuidados: ao entrar na pequena enseada da Praia do Norte, manter distância da Lajinha, pois, um grupo de pedras se estende por uns 50 metros a Oeste. Não é possível passar pelo canal formado entre a Ilha do Cedro e a Ilha do Caroço. Para quem vem de Paraty, atenção com as lajes Perdida, Funda, Rasa, Sete Cabeças e Feiticeira. Já para quem vem de Angra dos Reis, cuidado com as lajes Alagada e dos Meros.

Pronto... Agora é só ir até a Ilha do Cedro e aproveitar o belo lugar!

Praia do Sul, Ilha do Cedro - Paraty, RJ.

Bar da Dita, Praia do Sul - Ilha do Cedro

Fundeio na Praia do Sul, Ilha do Cedro

Enseada da Praia do Norte, Ilha do Cedro

Praia do Norte, Ilha do Cedro

Praia da ilhota sem nome aquela do SPA

Praia da ilhota sem nome aquela do SPA

Vitória e Marta na ilhota SPA

Ilhota sem nome

Ilhota sem nome

Fundeio na Praia do Sul, junto da Pedra Canduga

Praia do Sul, Ilha do Cedro

Praia do Sul, Ilha do Cedro

Bar do Nelson

Fundeio na Praia do Sul, Ilha do Cedro
Posted by Picasa

8 comentários:

  1. Parabéns Cmt, belas praias e boa narrativa, mui instrutiva. Bons ventos.
    Sérgio Pastl do Ana Claci-CNT

    ResponderExcluir
  2. Obrigado comandante Sérgio,

    Realmente as praias são maravilhosas, ficam entre as mais belas que conhecemos e, olha que não são poucas... Rsrsrsrsrs... Transmita nossos abraços a querida turma do CNT.

    Forte abraço e sempre bons ventos com estrelas a barla.

    Família Planeta Água

    ResponderExcluir
  3. Que Saudade da Ilha do Cedro nos a conhecemos ja faz mais de 10 anos, quando ninguem vinha fundear neste pequeno paraiso! Hoje moramos na Guyana Francesa e é com muito alegria que vemos nosso querido Bar da Dita!
    Nos pedermos o contacto com a Dita e Suzana, por favor se tiver um email da Dita nos seriamos muito gratos.
    meu email é: to.a-to.a@wanadoo.fr - Jean e maria Buchmuller

    ResponderExcluir
  4. Oi Jean e Maria tudo bem ,sou eu dita estamos com saudades foi dificil de acha mas consegui. O Tuor com esta? Entre em contato pelo o facebook da Vania porque não conseguimos passar o email. O face é vaniacoelho80@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Dita,
    Repassamos tua mensagem para o Jean e a Maria via e-mail, acho que o face que tu passou esta errado... Deve sim ser um e-mail (gmail)... Pode contar com a gente.
    Abraços
    Fernando, Marta e Vitória

    ResponderExcluir
  6. oi Veleiro Planeta Aguá, sou a Vania irmã da Dita você poderiam postar no meu face a foto do bar da Dita que está em sua página na internet.Fico grata e obrigada um braço.Vânia


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vânia !
      Nos desculpe a demora... Mas já esta lá no seu FB.
      Postamos duas fotos, uma geral e outra que o Bar da Dita esta em destaque.
      Abraços

      Excluir
  7. A Ilha do Cedro junto com Tarituba tb são meus points preferidos, já que saio de Paraty velejando até lá, sem pressa e sem motor na maioria das vezes.

    abs. e Bons Ventos!!

    ResponderExcluir